terça-feira, 11 de outubro de 2016

Decálogo da serenidade de João XXIII

“Decálogo da serenidade” de João XXIII

1. Só por hoje, tratarei de viver exclusivamente o dia, sem querer resolver o problema de minha vida de uma vez.
2. Só por hoje, terei o máximo cuidado com meu aspecto; tratarei de ser cortês; de não criticar a ninguém e nem pretender disciplinar a ninguém, senão a mim mesmo.


3. Só por hoje serei feliz na certeza de que fui criado para a felicidade, não só no outro mundo, mas neste também.

4. Só por hoje, me adaptarei as circunstâncias, sem querer que as circunstâncias se adaptem aos meus desejos.

5. Só por hoje, dedicarei trinta minutos de meu tempo a uma boa leitura recordando que assim como o alimento é necessário para a vida do corpo, a boa leitura, é necessária para minha mente e espírito.

6. Só por hoje, farei uma boa ação a favor de alguém e que somente eu saberei.

7. Só por hoje, farei duas ações positivas que não sejam de meu agrado e procurarei que ninguém saiba.

8. Só por hoje, farei pelo menos uma coisa que não desejo fazer; e se me sentir ofendido em meus sentimentos, procurarei que ninguém saiba.

9. Só por hoje, farei um programa detalhado. Talvez não o cumpra inteiramente, porém o escreverei. E tomarei cuidado de duas calamidades, a pressa e a indecisão.

10. Só por hoje, não terei temores, não terei medo de gozar do que é belo e de crer na bondade. Posso fazer durante um dia o que me desencorajaria se pensasse ter de fazê-lo durante toda a minha vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário