terça-feira, 20 de outubro de 2015

Em Roma a peregrinação mundial do povo cigano - Na recordação de Paulo VI

Em Roma a peregrinação mundial do povo cigano - Na recordação de Paulo VI

Para comemorar o cinquentenário da visita histórica de Paulo VI ao campo de nómades de Pomezia, que teve lugar a 26 de Setembro de 1965, realizar-se-á em Roma, de 23 a 26 de Outubro, a peregrinação mundial do povo cigano, organizada pelo Pontifício conselho para a pastoral dos migrantes e itinerantes. Momento culminante será a audiência com o Papa Francisco na sala Paulo VI na manhã de 26 de Outubro. Espera-se a participação de mais de 5.000 ciganos provenientes de todos os países da Europa, da América e da Ásia.

A peregrinação quer frisar a atitude de abertura da Igreja a quantos vivem às margens da sociedade. Em particular, a intenção é de salientar o gesto profético do Papa Montini e propor um «encontro das culturas», uma ocasião para dar a conhecer à opinião pública a história e as qualidades dos ciganos, muitas vezes vítimas de preconceitos e hostilidades.

O programa prevê a chegada dos participantes a partir de 23 de Outubro. Na manhã do dia seguinte, os peregrinos terão a possibilidade de visitar a cidade e, em especial, as catacumbas de São Calisto, de São Sebastião e de Santa Domitila. Às 18h30 terá início, na área do Coliseu, a celebração da Via-Sacra, presidida pelo cardeal vigário Agostino Vallini.

Para o meio-dia de domingo, 25 de Outubro, no santuário de Nossa Senhora do Amor Divino, está programada a celebração da missa presidida pelo cardeal Antonio Maria Vegliò, presidente do dicastério para os migrantes e itinerantes. A jornada terminará na basílica de Santa Maria «in Trastevere», com um concerto de música cigana. Na manhã do dia seguinte, depois da audiência com o Papa, a peregrinação concluir-se-á com a visita dos peregrinos à basílica de São Pedro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário