sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Apresentado o site do dispensário pediátrico no Vaticano - A rede ao serviço dos pequeninos

Apresentado o site do dispensário pediátrico no Vaticano - A rede ao serviço dos pequeninos

Uma família de famílias de todo o mundo, que entre os muros do Vaticano encontram acolhimento e ajuda: é o dispensário pediátrico Santa Marta, que desde há noventa anos oferece assistência, também médica, a crianças e recém-nascidos de famílias em dificuldade. Desde ontem, 14 de Novembro, esta realidade está presente no site www.dispensariosantamarta.va que até ao final do ano estará disponível também em espanhol, inglês e francês, para que um número cada vez maior de pessoas a possa conhecer. Até porque quem bate à porta são sobretudo jovens mães de todos os continentes imigradas em Roma.

Na sede da via “della Stazione Vaticana”, a dois passos da entrada do Perugino e da residência papal da Casa de Santa Marta, a iniciativa informática foi apresentada à imprensa. Depois da saudação da responsável do dispensário, a irmã Antonietta Collacchi, das filhas da caridade, o site foi ilustrado pormonsenhor Lucio Adrian Ruíz, responsável do Serviço internet do Vaticano e secretário da secretaria para a Comunicação, e por Valentina Giacometti, voluntária da estrutura e coordenadora da páginas web. Consultando-as vemos a história do dispensário que surgiu por vontade de Pio XI, a vida que nele se desenrola diariamente, os serviços oferecidos a pelo menos 500 crianças e às suas famílias, graças ao trabalho de uns cinquenta voluntários, entre médicos e colaboradores leigos.

De recente foi inaugurada uma série de novos serviços em apoio à maternidade: das vacinas aos cursos sobre a alimentação. Significativamente denominada «C'è una culla per te» [Há um berço para ti], a iniciativa é hospedada em locais postos à disposição pelo Governatorato.

Segundo monsenhor, apresentar um site deste género significa «dar a conhecer o amor e a ternura que a Igreja neste bocadinho de Vaticano tem em relação aos mais pequeninos e necessitados. Como diz o Papa, internet não é uma rede de fios mas de pessoas e, por conseguinte, pretendemos criar uma rede de pessoas que aumente cada vez mais para poder ajudar mais». Pensa do mesmo modo a responsável do dispensário, que comentou: «Criámos o site para que as pessoas nos conheçam e venham pedir a nossa ajuda».

Site: www.dispensariosantamarta.va

Nenhum comentário:

Postar um comentário